Se você já ouviu falar sobre “tipos de voz”, deve saber um pouco sobre o que é extensão vocal e voz soprano. Homens e mulheres possuem várias extensões vocais, e as mulheres podem se encaixar em três categorias, que são a mezzo-soprano, soprano e contralto.
A extensão vocal ajuda a nivelar a categoria em que as cantoras estão e qual o tipo de voz das mesmas, entendendo o limite de cada uma e encaixando-as em músicas e melodias mais certeiras para um trabalho de qualidade.
Há muitas informações e detalhes dentro das categorias, e hoje você entenderá mais sobre cantoras sopranos - quais são as mais conhecidas e como funciona esse tipo de extensão vocal na música e em todo seu mercado. Saiba mais a seguir.
A definição da extensão vocal da cada pessoa
Para que seja possível entender a voz soprano, é necessário conhecer alguns pontos e informações importantes, como, por exemplo, a descoberta da voz e alguns outros detalhes, como tessitura, coloratura e afins.
A extensão vocal é medida a partir da quantidade de notas, das mais graves até as mais agudas que a pessoa que será testada consegue atingir, independente do esforço que faz para tal. Assim, poderá entender as dimensões de sua laringe e das pregas vocais, entendendo a definição da extensão.
Alguns elementos que interferem no tipo de voz além do tamanho da laringe e da faringe são:
- Personalidade pessoal
- Respiração
- Anatomia corporal
Além disso, ainda há outros modos mais técnicos que são captados na hora de decidir a extensão vocal, como, por exemplo, a tessitura, que é o conjunto de notas que o indivíduo emite de modo confortável e com alta qualidade.
A coloratura, que é o alcance de variadas notas em somente uma sílaba de forma ágil, e volatura, que é a capacidade que a pessoa tem de cantar em um ritmo muito rápido todas as notas proporcionadas.
A voz soprano e suas características
Essa categoria possui as vozes mais agudas femininas existentes. Elas atuam em um regime bifásico por conta dos estímulos recorrenciais entre os nervos que a laringe proporciona. Os músculos se contraem no corpo da pessoa e puxam de forma simultânea as inserções nas cordas vocais.
Na voz soprano, as cordas vocais possuem uma medida, um comprimento em média de 1,4 até no máximo 1,9 cm, proporcionando uma frequência de passagem mais facilitada para notas agudas.
A mulher, por conta de sua natureza biológica, consegue cobrir o som de modo espontâneo e mais natural, o que traz menos sensações de mudanças e passagens de um registro para o outro, proporcionando uma maior fusão e homogeneidade nas notas quando emitidas.
Ou seja, se uma mulher possui uma voz soprano, ela terá uma tessitura e uma extensão na região mais aguda e uma limitação, grande ou pequena, no alcance de notas mais graves, diferente do contralto.
Se formos comparar o soprano com a extensão vocal masculina, podemos classificá-la a de tenor, pois é a que mais se assemelha, e por isso há essa mistura de vozes que entram em harmonia em muitas apresentações.
Cantoras soprano mais conhecidas do mundo
“As cantoras pop do mundo todos possuem em sua maioria a voz soprano”
- Cindy Lauper
- Mariah Carey
- Britney Spears
- Avril Lavigne
- Kylie Minogue
- Madonna
- Gal Costa
- Sandy
- Sarah Brightman
Tipos de vozes soprano
Dentro da categoria soprano, existem subdivisões de sopranos, pois há variados tipos. Conheça a seguir todos eles.
Soprano ligeiro – É um soprano mais leve, que possui um volume de voz menor, alcança notas extremamente agudas e têm uma ótima coloratura.
Soprano ligeiro-lírico – Possui uma grande agilidade em coloraturas e é semelhante ao soprano lírico.
Soprano lírico – É uma voz que transpassa mais brilho e tons médios. Possui um volume mais alto e dinamismo na voz da cantora, pois é muito versátil.
Soprano lírico Spinto – Possuem uma voz mais pesada, um timbre mais incorporado e metálico do que os outros tipos de soprano.
Soprano dramático - É um dos modos mais raros de voz. Ele possui uma sonoridade mais obscurecida, é o nível mais grave de soprano. As cantoras são muitos resistentes e cantam em grande volume por muito tempo.
A voz mezzo-soprano
Ela possui o mesmo termo em seu nome, mas é um tipo de extensão vocal mais intermediária, e transita entre graves e agudos, sopranos e contraltos. Poucas cantoras conseguem essa versatilidade, e algumas delas são: Kesha, Edith Piáf, Elis Regina e Adele.
As cantoras soprano são bem conhecidas por suas vozes que alcançam um algo grau agudo, e são muito famosas na cena pop. Elas proporcionam músicas dançantes, mas há mulheres que cantam ópera com o tempo tipo de extensão vocal.
O soprano é muito volátil e dinâmico, e pode se encaixar em diversos estilos de música, indo de encontro com preferências e novas descobertas para todas as cantoras, e também os ouvintes. É uma voz poderosa e muito valorizada hoje.