Seja do mais agudo até o mais grave, essa extensão é medida para que seja plausível entender a classificação da cada voz e aplicá-las em categorias, seguindo estudos relacionados a notas e como são emitidas.
Hoje há dois tipos principais de classificações, a feminina e a masculina, e hoje falaremos sobre a voz feminina e todas as características relacionadas a este assunto. Se quer entender mais sobre este assunto, acompanhe e confira.
O que é a classificação vocal feminina?
O que define realmente é o tamanho, ou seja, quando mais a laringe e as pregas vocais forem menores, mais notas agudas atingirão, assim como emitirão notas mais graves se forem maiores.
Mas, para que seja possível reconhecer a extensão vocal, não é necessário medir nenhuma parte do seu corpo, pois há testes muito mais fáceis e nada invasivos, no qual é possível saber onde sua voz se encaixa.
Quais as extensões vocais femininas existentes?
No meio musical há muitos tipos de vozes e mulheres com tons diferenciados. Todas possuem valor e participam de cenas diferentes. Existem três principais classificações, que são:
- Soprano: aguda
- Mezzo-soprano: mediana
- Contralto: grave
E dentro dessas três classificações, há diversas sub-classificações, que são as que separam todos os tons de voz e extensão vocal.
SOPRANO
- Soprano ligeiro – É um soprano leve que possui um volume menor, mas que, ao mesmo tempo, alcança notas super agudas com facilidade.
- Soprano lírico-ligeiro – É uma extensão vocal expressiva e se assemelha ao soprano lírico, só que é mais ágil na hora de fazer coloraturas (vocalizes rápidos).
- Soprano lírico – Essa voz é brilhante, possui médios, muito volume e dinamismo. É versátil e pode alcançar - assim como ultrapassar - a altura e peso de uma orquestra.
- Soprano lírico-spinto – Essa categoria possui pessoas com vozes anatômicas, que passam um peso na voz, produzindo um timbre mais encorpado e metálico.
- Soprano dramático – Um dos mais raros, o soprano dramático possui uma sonoridade resistente, canta em grande volume por um maior período e tempo e é mais grave que as outras.
Algumas famosas que estão nesta lista são Gal Costa, Sandy e Rita Lee.
MEZZO-SOPRANO
- Mezzo-soprano Lírico: Possui um timbre grave e as volaturas são mais ágeis com as mulheres que se encaixam nesta opção.
- Mezzo-soprano Dramático: Possuem uma extensão na hora do canto, o timbre é visto como mais obscuro e a gravidade na voz pode ser percebida facilmente.
Marisa Monte, Adele e Edith Piaf são as principais mulheres conhecidas pela força vocal mezzo-soprana.
CONTRALTO
- Contralto coloratura – Essa voz se sustenta em notas extensas, possui rapidez e é muito rara de se encontrar.
- Contralto lírico – É a voz mais comum na música hoje, possui um timbre mais leve que qualquer outro desta classe.
- Contralto dramático – Sabe aquela voz dramática, profunda e obscura? Que é pesada e linda ao mesmo tempo, e nos faz sentir a música? Então, são essas cantoras que possuem essa raridade de voz.
Conheça algumas vozes femininas que são contralto: Amy Winehouse, Maria Bethânia e Ana Carolina.
Como cada voz feminina pode ser definida?
As vozes passam por avaliações a partir da quantidade de notas que a pessoa pode alcançar, desde a mais grave até a aguda. Além disso, será possível avaliar a qualidade de alcance e o esforço feito para emiti-las.
Outros pontos são a personalidade, além da respiração, que podem interferir no estilo da voz. Mas, há alguns quesitos mais técnicos a serem avaliados que são:
- Tessitura
- Coloratura
- Volatura
A tessitura é um conjunto de notas que são emitidas de forma confortável e com qualidade, no qual será possível entender até que ponto a pessoa aguenta cantar. A coloratura é a rapidez de execução de diversas notas em uma sílaba, e a volatura é a avaliação da capacidade de cantar as notas em um ritmo bem rápido.
Como posso fazer este teste?
O teste principal é feito a partir das notas do piano. Alguém irá tocar e você deve cantar essas notas ao mesmo tempo. Assim, é possível entender a região que mais te conforta na hora de cantar, e que não force a sua voz e não haja falhas ou engasgos. As veias do pescoço não podem ficar aparente também, e você passará por fases até onde pode cantar sem nenhuma dificuldade.
Mas, para que seja possível entender de forma profissional e visualizar suas capacidades, é importante fazer este teste com calma e claro, auxílio de professores de canto, que irão guiar esse momento.
Agora que você tem uma noção de classificação vocal feminina e sabe todos os pontos principais para entender sua extensão vocal, que tal procurar um profissional, fazer o teste e apostar na sua voz?